É com muita alegria que compartilhamos aqui o nosso livro digital O Português na Língua do Cordel, resultado de um trabalho feito em sala de aula com alunos e alunas de primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Baiano – campus Catu. A partir das muitas oficinas realizadas durante o primeiro trimestre de 2015, os/as alunos/as produziram excelentes textos em cordel que refletem sobre os conteúdos trabalhados em sala na disciplina de Língua Portuguesa: Funções da Linguagem e Variação Linguística.
Pelo valor didático do material, e sabendo da qualidade dos textos produzidos pela garotada, eu achei importante compartilhá-los. Por isso me dediquei a organizar esse livro que certamente contribuirá para a aquisição do conhecimento acerca da Linguagem e da Língua Portuguesa. Foram onze os textos selecionados para esta coletânea a partir de critérios que julgo fundamentais para um bom texto em cordel: a rima, a métrica e a oração.
Para esta edição, contamos com a colaboração da Editora Mondrongo e do poeta e editor Gustavo Felicíssimo, que se empenhou em transformar essa ideia em realidade. Também contamos com a colaboração do xilogravador pernambucano Silvio Borges, que gentilmente nos cedeu uma imagem em xilogravura para ilustrar a capa. Resumindo, este é um trabalho coletivo, que contou com o esforço de várias pessoas. Por isso mesmo ele tem um gostinho mais do que especial.
Para fazer o download de O Português na Língua do Cordel basta clicar no link abaixo.
Esperamos que goste!
Parabéns pela a iniciativa. Sou cordelista tenho apenas o ensino médio, mas vivo mesmo sem uma formação acadêmica sugerindo de que o cordel tem que ser obrigatóriamente inserido no currículo educacional. Sei lá como uma disciplina! Não entendo muito como seria.Mas que tem que ser implantado já. Pois o cordel educa de uma forma dinâmica e não mecânica, como assim são, tantas outras disciplinas! Parabéns mesmo!vc e a garotada merecem nossos sinceros aplausos! 👏👏👏👏
CurtirCurtir
Parabéns pela a iniciativa. Sou cordelista tenho apenas o ensino médio, mas vivo mesmo sem uma formação acadêmica vivo sugerindo de que o cordel tem que ser obrigatóriamente inserido no currículo educacional. Sei lá como uma disciplina! Não entendo muito como seria.Mas que tem que ser implantado já. Pois o cordel educa de uma forma dinâmica e não mecânica, como assim são, tantas outras disciplinas! Parabéns mesmo!vc e a garotada merecem nossos sinceros aplausos! 👏👏👏👏
CurtirCurtir